Home
Projeto
Estudos de Caso
Painel de Especialistas
Equipe
Biblioteca
Parceiros
Como Participar
Fale Conosco


Biblioteca

Nesta página, você encontra em ordem cronológica os artigos e textos em formato pdf que são resultado do projeto.
Caso você não possua Acrobat Reader , clique aqui para fazer o download.

2008

Ros-Tonen, M. A.F.; van Andel, T.; MORSELLO, C.; Otsuki, K.; Rosendo, S.; Scholz, I. No prelo. Forest-related partnerships in Brazilian Amazonia: There is more to sustainable forest management than reduced impact logging. Forest Ecology and Management ( doi:10.1016/j.foreco.2008.02.044). (Inglês, 287Kb)

Este artigo não é fruto do presente projeto, mas de uma colaboração entre um de seus membros e outros pesquisadores dedicados a estudar diversas formas de parcerias entre uma ampla gama de atores na Amazônia. O artigo, baseado em alguns estudos de caso, dedica-se a avaliar de que forma parcerias, focadas na comercialização de produtos ou orientadas politicamente, podem servir como uma estratégia de sucesso para o manejo sustentável de florestas na Amazônia. Para baixar o texto, clique aqui.


BRITES, A. D.; MORSELLO, C. 2008. Monitoramento e Avaliação de Projetos de Conservação Baseados na Comercialização de Produtos Florestais não Madeireiros: Qual é a Abordagem mais Adequada? In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM AMBIENTE E SOCIEDADE, IV, 2008, Brasília. Anais... http://www.anppas.org.br/encontro4. (Português, 58Kb)

Este artigo, apresentado no encontro da ANPPAS de 2008, tem como objetivo de revisar as principais abordagens de monitoramento de projetos de conservação de conservação existentes e, a partir daí, analisar a pertinência e a viabilidade da adoção de práticas monitoramento dos impactos da comercialização de PFNMs por comunidades amazônicas, segundo a abordagem do manejo adaptativo. Para baixar o texto, clique aqui.


RIZEK, M. B.; MORSELLO, C. 2008. A Comercialização de Produtos Florestais Não Madeireiros afeta o sistema tradicional de troca e compartilhamento? O caso da Reserva Extrativista do Médio Juruá, AM. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM AMBIENTE E SOCIEDADE, IV, 2008, Brasília. Anais... http://www.anppas.org.br/encontro4. (Português, 300Kb)

Este artigo, apresentado no encontro da ANPPAS, tem como objetivo avaliar se de que forma a comercialização de PFNMs introduz mudanças afeta o sistema tradicional de troca e compartilhamento, com foco em comunidades caboclas da Reserva Extrativista do Médio Juruá. Para baixar o texto, clique aqui.


2007

MORSELLO, C.; ADGER, W. N. 2007. Do partnerships between large corporations and Amazonian indigenous groups help or hinder communities and forests? In: Mirjam F. F. Ros-Tonen; in collaboration with Heleen van den Hombergh; and Annelies Zoomers (Org.). Partnerships in Sustainable Forest Resource Management: Learning from Latin America. 1 ed. Amsterdã: Brill, p. 147-167.
(English, 1.016KB)

Baseando-se na análise de acordo comercial estabelecido pelos A’Ukre-Kayapó e empresa de cosméticos para a comercialização de óleo-de-castanha, este capítulo de livro avalia quem ganha e quem perde nas parcerias. Para baixar o texto, clique aqui.


RIBEIRO, F. N.; MORSELLO, C. 2007. Capitalism, environmentalism and indigenous societies in Brazilian Amazon: the case of the Asuriní do Xingu. In: AFTER THE WASHINGTON CONSENSUS: COLLABORATIVE SCHOLARSHIP FOR A NEW AMERICA, 2007, Montreal. Anais… Latin American Studies Association. (Inglês, 691 Kb)

Este artigo, apresentado no encontro da LASA em Montreal, tem por objetivo avaliar os impactos para as práticas econômicas nativas dos Asuriní do estabelecimento de uma parceria para a comercialização de produtos florestais não madeireiros entre a FUNAI e empresa de cosméticos, a partir da abordagem do ecodesenvolvimento. Para baixar o texto clique aqui.


MICHI, L. N. 2007. O papel do Estado nas parcerias comerciais entre povos indígenas amazônicos e empresas na comercialização de produtos florestais não madeireiros. 146 fls. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental, Universidade de São Paulo, São Paulo. (Português, 564 Kb)

Esta dissertação de mestrado, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (PROCAM – USP) teve como objetivo avaliar a atuação e regulamentação do Estado brasileiro nas parcerias comerciais estabelecidas entre povos indígenas amazônicos e empresas para a comercialização de produtos florestais não madeireiros. Para baixar o texto clique aqui.


FARIA, R. B. M. 2007. Povos indígenas na Amazônia e o mercado de produtos florestais não madeireiros: efeitos no uso de recursos naturais pelos Araweté. 2007. 261fls. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental, Universidade de São Paulo, São Paulo. (Português, 6.064 Kb)

Esta dissertação de mestrado, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (PROCAM – USP) teve como objetivo avaliar os efeitos indiretos que a participação de povos indígenas no mercado de produtos florestais não madeireiros (PFNMs) produz no uso tradicional de recursos naturais pelo grupo indígena Araweté. Para baixar o texto clique aqui.


2006

FIGUEIREDO, L. C. S.; MORSELLO, C. 2006. Comércio e Sustentabilidade na Amazônia: Efeitos da Parceria entre Empresa e Comunidades no Uso Tradicional de Recursos Naturais. (Português, 519KB)

Este artigo, apresentado no 3º. Encontro da ANPPAS em Brasília, é uma síntese de monografia que investiga as transformações no uso tradicional de recursos naturais que ocorrem em função da participação de comunidades extrativistas em parcerias com empresas. Para baixar o texto, clique aqui. Para baixar o poster, click here.


MORSELLO, C. 2006. Company–community non-timber forest product deals in the Brazilian Amazon: A review of opportunities and problems. Forest Policy And Economics, v. 8, n. 4, p. 485-494. (Inglês, 136KB)

Este artigo, publicado em revista internacional, revisa as oportunidades e os problemas criados pelo estabelecimento das parcerias comerciais entre empresas e comunidades na Amazônia. Para baixar o artigo, clique aqui.


RIZEK, M. B. 2006. A comercialização de óleos vegetais na Reserva Extrativista do Médio Rio Juruá, Carauari-AM: de uma estratégia de “desenvolvimento sustentável” à mercantilização de comunidades tradicionais extrativistas. Monografia de conclusão de curso. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Monografia (Português, 1.074KB)

Baseando-se em acordo comercial estabelecido por comunidades da Reserva Extrativista do Médio Juruá, esta monografia foca as consequências da parceria para a organização social e comunitária dos grupos envolvidos. Para baixar o texto, clique aqui.


2005

FIGUEIREDO, L. C. S. 2005. Comércio e Sustentabilidade na Amazônia: Efeitos da parceria entre empresa e comunidades no uso tradicional de recursos naturais. Monografia de conclusão de curso. Instituto de Biociências. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. (Português, 5.069KB)

Esta monografia, apresentada ao Instituto de Biociências da UNESP, campus de Rio Claro, investiga as transformações no uso tradicional de recursos naturais que ocorrem em função da participação de comunidades extrativistas em parcerias com empresas. Para baixar o texto, clique aqui.


MICHI, L. N. 2005. Povos indígenas, empresas e os produtos verdes: cenário jurídico da comercialização de produtos florestais não-madeireiros. In: IX Congresso Internacional e X Congresso Brasileiro de Direito Ambiental, Paisagem, Natureza e Direito, v. 2. São Paulo, São Paulo. (Português, 563KB)

Este artigo, apresentado no 10º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental, apresenta o cenário jurídico atualmente aplicável às parcerias comerciais entre povos indígenas e empresas para a comercialização de PFNMs, no âmbito brasileiro. Para baixar o texto, clique aqui.


2004

MORSELLO, C. 2004. Parcerias Comerciais entre Empresas e Comunidades Amazônicas: Oportunidades, Problemas e Desafios. In: II Encontro da Associação nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (ANPPAS). Indaiatuba, São Paulo. (Português, 147KB)

EEste artigo, apresentado no 2º. Encontro da ANPPAS em Indaiatuba, revisa as motivações no estabelecimento das parcerias comerciais entre empresas e comunidades, bem como as oportunidades e os problemas que podem ser gerados às comunidades, empresas e florestas. Para baixar o texto, clique aqui.


MORSELLO, C. 2004. Trade Deals between Corporations and Amazonian Forest Communities under Common Property Regimes: Opportunities, Problems and Challenges. In: The Tenth Biennial Conference of the International Association for the Study of Common Property (IASP), The Commons in an Age of Global Transition: Challenges, Risks and Opportunities. Oaxaca, México. (Inglês, 168KB)

Este artigo, apresentado no encontro de 2004 da IASCP em Oaxaca, é uma versão em inglês do artigo apresentado no 2º. Encontro da ANPPAS. Revisa as motivações no estabelecimento das parcerias comerciais entre empresas e comunidades, bem como as oportunidades e os problemas que podem ser gerados às comunidades, empresas e florestas. Para baixar o texto, clique aqui.


RIBEIRO, F. A. N. 2004. Parcerias Comunidade-Empresa na Amazônia Brasileira. Monografia de Bacharelado. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo. (Português, 1.149KB)

Esta monografia de bacharelado, apresentada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, discute se as parcerias entre empresas e grupos indígenas constituem instrumento efetivo para o desenvolvimento das comunidades envolvidas. Para baixar o texto, clique aqui.

Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental da USP (PROCAM - USP)
Rua do Anfiteatro, 181 - Colméia Favo 14 - 05508-900 - Cidade Universitária (SP) - Brasil
Tel.: 55 11 3091-3235 - Fax: 55 11 3091-3330 - email - parcerias.florestais@gmail.com